quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Operações matemáticas

Algumas situações em que as operações matemáticas são utilizadas:




- Resolver problemas de adição que envolve idéia de juntar e acrescentar
-  Ler calendário anual. Conhecer a seqüência dos meses do ano
- Introduzir o conceito de dúzia.
- Identificar e caracterizar formas geométricas presentes no cotidiano.
- Resolver problemas que envolvam o valor das cédulas e moedas.
- Realizar trocos entre cédulas. Ler informações que envolvam valores.
- Identificar termos relacionados ao sistema monetário ( troco, entrada, prestação )
- Identificar diferentes unidades de medidas de tempo ( mim. Hora, dias, mês, e ano)
- Ler e representar as horas e minutos nos ponteiros.
- Resolver situações-problemas envolvendo dias e horas
- Identificar a escrita de números decimais em situações do cotidiano.
- Encontrar soluções para problemas e desafios por processo de analise e reflexão
- Reconhecer, identificar e nomear formas planas e espaciais em produções artísticas.
- Explorar a grandeza massa T,  KG, G, e MG
- Identificar números escritos com vírgula em situações do cotidiano.
- Desenvolver  procedimentos de cálculos mental e de resoluções de problemas.
- Conhecer o significado das designações bimestre, trimestre e semestre.
- Identificar Km, m, Cm, mm como unidade de medida de comprimento, Calcular distancia usando o - metro como unidade-padrão de medida de comprimento.
- Relacionar o conceito de fração com 1 inteiro dividido em partes iguais.
- Reconhecer o uso da porcentagem no contexto diário.


Exemplos de atividades com algumas dessas situações:



1- DEZOITO LITROS DE SUCO DEVEM SER REPARTIDOS EM TRÊS VASILHAS. QUANTOS LITROS DE SUCOS SERÃO COLOCADOS EM CADA VASILHA?




2- AMANDA IRÁ SEPARAR IGUALMENTE EM QUATRO ENVELOPES A QUANTIA DE R$ 1000,00 REAIS. QUANTO ELA COLOCARÁ EM CADA ENVELOPE? 




3- FELIPE COMPROU 36 OVOS, QUANTAS DUZIAS DE OVOS ELE COMPROU? 




RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS:  

O problema foi elaborado de uma forma divertida e dinâmica, onde toda a sala comentou o que gostaria de comprar e qual era o valor estimado dos produtos.
Fizemos uma grande roda de conversa onde foi discutido os valor dos produtos, maiores e menores, o que é possível e impossível no cotidiano dos alunos.
Na elaboração do problema chegamos  a um consenso, do que iríamos comprar, meu objetivo era um problema que envolvesse o entendimento dos termos  relacionados do sistema monetário, como troco, entrada, prestações, parcela etc.
Conduzindo os alunos a elaborar sentenças que envolvesse as operações de adição, subtração e divisão (com vírgula).
O resultado foi o previsto, já que envolveu gostos pessoais e relações do cotidiano e meu objetivo foi atingido de uma forma prazerosa e contextualizado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário