quarta-feira, 3 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Nos dias de hoje,  a matemática tem grande importância pois está presente a todo momento em nosso dia-a-dia. Mas, temos que saber que ela vem de muito tempo atrás.
Na pré- História
O cálculo sempre fez parte do cotidiano do homem.
 Com o desenvolvimento da agropecuária, tornou-se necessário a criação de método de calculo mais prático,pois contar pedras em que cada pedra correspondia a uma ovelha, já não era suficiente.
No egito  
Em 1650 a.c Aahmeru escreveu um papiro contendo 80 problemas matemáticos que resolviam os problemas do dia-a-dia. Com a decifração dos hieróglifos no século XVIII, o sistema numeral Egípcio, também foi desvendado. Tendo sete números  chaves  1-10-100-1000-10000 -100000- 1000000
Foi criado um sitema muito interessante, com símbolos, baseado em agrupamentos.


Os Romanos
Eles desenvolveram um sistema numérico aproveitando as próprias letras do alfabeto. Contendo sete números chaves:
I = 1     II=2     III=3     IV=4     V=5     VI=6     VII= 7

No Vale do Indo
Deve-se aos hindus a descoberta do sistema decimal, mais simples para os números e cálculo.

Os Árabes
Uma característica árabe era sua capacidade em absorver, aperfeiçoar e divulgar as descobertas de outras civilizações. Divulgando os números hindus, que passou a chamar números arábicos.

Os Europeus  
Com o declínio árabe, a Europa que estava em ascensão socio-politica- cultural pode assumir o papel de liderança dando continuidade ao estudo da matemática.

Portanto o processo de numeralização foi construido em cada lugar de uma forma diferente, porém com o mesmo significado.
TIPOS DE ÁBACO    

O Ábaco foi a primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonêsas, russas e astecas.




ábaco chinês


ÁBACO CHINÊS - O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.



ÁBACO JAPONÊS – Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 que é chamado de Soroban, O ábaco do tipo 1/4, é até hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4 , desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.


ÁBACO RUSSO - O ábaco Russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura. e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês. 




ÁBACO ASTECA -  O ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), surgiu entre 900-1000 D.C.  As contas eram feitas de grãos de milho cruzados por cordéis montados numa aparelho de madeira, composto por 7 linhas e 13 colunas, esse número são sagrados para os astecas, para eles significava  sorte.










ÁBACO ROMANO - O ábaco romano foi criado por volta do século XIII e, era utilizado como um método normal de cálculo. Era uma tábua com 8 sulcos (orifícios onde ficavam os calculis), e em cada sulco inferior havia 5 calculis (bolinhas de contagem) e, 4 calculis no sulco superior. Seu funcionamento era semelhante a do ábaco atual.
Os ábacos romanos, no século XIII, eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes, engenheiros e outros profissionais.




ÁBACO ESCOLAR -  Esse ábaco surgiu no século XX, ele é utilizado na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritimética.



ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO – APLICADO PARA UM ALUNO DE 7 ANOS

Esse aluno com relação a matemática, cnhece os números, conhece as operações básicas, pórem não domina. Na classe, quando a professoa apresenta alguma atividade com o ábaco, ele realizada de forma sistematizada. Ele obedece todas as regras, pois já decorou. 
É esperado para alunos dessa idade, que comprrenda, com o paoio do ábaco, o sitema decimal.


Escreva a quantidade representada em cada ábaco.

Agora represente nos ábacos as quantidades indicadas:

 


Perguntas:

Além dessa atividade, foram feitas algumas perguntas sobre representação no ábaco para a mesma criança:
1 -Como você representa o número 23 no ábaco?
O aluno representou de maneira correta, porem não soube me explicar porque o número 2 fica no palito da dezana, e o 3 fica no palito da unidade.
2 - É possível colocar mais de 10 fichas em cada palito?
O aluno me disse que não é possivel, porem não soube me explicar como faz a troca.
3 - O que representa cada palito?
Ele não soube me dizer    
4 - Para formar o número 25, você preciso utilizar fichas da mesma cor?
Ele disse que não
5 - Se eu colocar 6 fichas na unidade, que número será? E se eu colocar essas mesmas fichas na dezana, que número será?
Ele soube me falar os números que representava, porem, pude perceber que ele sabia pois havia decorado que o último número coloca na fileira da unidade, o penultimo na fileira da dezena e assim por diante